sexta-feira, julho 06, 2007

O Brasileiro de 1999 ...

Olá, amigo Coral.

Depois de um bom tempo parado, sem postagens e sem divulgação (exceto os links colocados pelos amigos nos outros blogs e sites), o nosso blog volta à tona trazendo não um jogo, mais um campeonato! Na realidade, você comenta o(s) jogo(s) que quiser do campeonato brasileiro de 1999, quando subimos para a Série A daquela forma como foi. Foram vários jogos inesquecíveis naquela jornada. Já começo colocando o texto de Marcos Velloso, a respeito da vitória contra o Sampaio Correia, que nos deu a última vaga entre os oito classificados na primeira fase. Depois desse, vieram os três jogos contra a "máquina" São Caetano e ainda o quadrangular final, com aquelas três vitórias por 2 x 1 no Arruda, contra Vila Nova, Goiás e Bahia. Claro que o empate com o Goiás selou a subida, mas foi no Arruda que o time garantiu a vaga. Quem escutou, não esquece jamais a narração de Haroldo Costa naquele pênalti que Tinho bateu, o goleiro defendeu e e o mesmo Tinho colocou no fundo das redes. Inesquecível!

Pois bem, deixe aqui o seu relato daquela campanha e dos seus jogos inesquecíveis dela.
Compartilhe as suas emoções!

Saudações Corais
Valter Azevedo

10 Comments:

At 11:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Jogo Histórico-Sampaio Correa 1x2 Santa Cruz (99)
Era a última rodada da Série B de 99. Rodada de alívio para a torcida tricolor, pois o Santa havia eliminado as chances de rebaixamento justamente na partida anterior, no empate por 0x0 com o São Caetano, no Arruda. Mas, O Mais Querido chegava ao Maranhão com, pasmem, chance de se classificar entre os oito. Me lembro que quando deixava o Arruda
.Após a partida contra o São Caetano, num dia de semana, à noite, meu pai escultava o rádio (Clube, acredito), no qual o plantoninsta Mané Queiroz disse aos demais colegas que o Santa tinha chances matemáticas.
Todos puseram-se a rir: "Já tá bom demais não ser rebaixado", deve ter dito um. Quem poderia acreditar que um time que não havia vencido fora de casa (eram 8 derrotas e um empate até então com 18 gols sofridos 2 gols marcados nesses 9 jogos), que teve três treinadores e tantos jogadores diferentes se classificaria. Realmente, escapar do rebaixamento já tinha sido muito bom, e mesmo porque para conquistar a classificação era necessário várias combinações de resultados. O Santa estreou na competição contra o Ceará, no Arruda com: Marcelo, Arley, César, Eleomar e Rubem: Biliu, Marcílio, Mancuso e Toninho; Camanducaia e Marcelo Fumaça; Téc.: Otacílio Gonçalves. Contra o S. Caetano foi: Nilson, Arley, Tinho, Janduir e Marquinhos; Marcílio, Renato Carioca, Marcelinho e Márcio Allan; Valdomiro e Marcelo Fumaça; Téc.: Nereu Pinheiro. Portanto, eram 8 mudanças no time, sem falar nos técnicos, já que Artuzinho antecedeu Nereu. Uma coisa que me marcou muito foi o Globo esporte da semana do jogo, eles não colocavam o Santa como candidato à vaga. Pois bem, o Santa chegava à última rodada em 10° a dois pontos do 8°, que era o Ceará. o Ceará pegava, em casa, o Xv de Piracicaba, que era o 7°, um empate matava o Santa e os cearenses ganharam por 2x1. O próximo a secar seria o CRB, que estava em 9°, com 29, e bastava uma vitória, com o Rei Pelé lotado, para se classificar. O Remo era o adversário, que para fugir do rebaixamento só a vitória interessava. O jogo terminou 2x1 para o Remo, mas não sem uma intensa pressão dos alagoanos no fim do jogo, para nosso desespero porque o empate eliminava o Santa. Ainda havia, na cola do Santa, o Londrina e o ABC, com mesmos 27 pontos antes da última rodada.
Contexto atualizado, vamos ao mais difícil, o jogo em si. Meu pai
tinha certeza que o Santa não ia se classificar. Aliás, todos os
21.842 tricolores que foram, numa segunda, ao jogo contra o S. Caetano, provavelmente teriam a mesma opinião. Até Porque nem tinha dado tempo de alimentar tanta esperança, afinal o Santa havia escapado do rebaixamento no meio de semana e no sábado poderia se classificar!?!? Mas, não que eu acreditasse, mas no alge dos meus 12 anos (sem dúvida a melhor época quando se gosta de futebol), de alguma forma sentia que o Santa ia se classificar. Dia do jogo, sábado à tarde. Meu pai nem
acompanha o jogo, vai resolver alguma coisa na rua. Eu fico, deitado na cama, com a tv ligada (passava Paraná e São Paulo, mas não me pergunte que eu não lembro absolutamente nada) e o rádio no ouvido. No aquecimento, se não me falhe a memória, o Santa é recebido com pedras! A rádio jornal toca "segura na mão de Deus e vai...", minutos antes de começar a peleja. O 1° tempo foi 0x0 e eu continuava no mesmo lugar, do mesmo jeito. Veio o 2° tempo e lá pras tantas Márcio Allan faz 1x0: eu saio correndo pela casa, que só tinha minha irmã estudando na sala e parecia não entender, eu pensei em dar-lhe uma abraço, mas decide por continuar correndo. Mudo para a Rádio Clube pra saber o que eles estão falando sobre o gol do Santa, quando eu escuto o "Tá Lá" de Bartolomeu Fernandes, seria o segundo gol? Fiquei na dúvida a princípio, mas quando escutei o nome de Batata, do corredor partí para mais uma meia-maratona pela casa. A partir dali, comecei a me preocupar mais com o CRB, que a Jornal dava as notícias, um gol desclassificaria o Santa. Mas, o Sampaio desconta. Pressão!!! Nos dois jogos! Se eu fosse mais velho morreria do coração. Termina em Maceió e depois em S. Luiz. No último minuto, Nilson faz uma defesa antológia, numa cabeçada. Já devo ter visto essa defesa, mas não me lembro dela na tv. No rádio, no entanto, meu amigo, nunca vou esquecer como essa defesa foi espetacular, foi de parar o coração quando o Haroldo Costa
narrou a cabeçada do jogador maranhense e logo depois o nome
Niiiilllson! Foram muitos Ave Maria e Pai Nosso durante a pressão do fim do jogo e também após ao jogo. Quando o meu pai chegou em casa, parecia que ele não acreditava, ele já sabia do resultado, mas parecia que queria ver os gols, acredito, pra que realmente a ficha pudesse cair.

O Santa jogou com: Nilson, Arley, Eliomar, Tinho e Marquinhos
(Wellington); Marcílio, Renato Carioca, Batata e Mário Allan;
Valdomiro (Toninho) e Marcelo Fumaça (Baiano). Téc.: Nereu Pinheiro.

 
At 1:14 PM, Blogger Marcos Velloso said...

Outro jogo memorável é a derrota por 5x1, em casa, contra o América Mineiro. Calma! Eu explico.

É que mais de 25 mil pessoas compareceram a esse jogo, que deve ter sido numa quarta à noite.

O próximo jogo seria no domingo, à tarde, no Arruda mesmo, contra o lanterninha Desportiva-ES.

O que poderia se esperar? Estádio vazio na certa. Só que, 13 mil pessoas (eu tava lá) pagaram ingresso pra assistir um time que havia sofrido aquela enfiada em casa. E esse foi o menor público do Santa no brasileiro de 99.

Ae, adiciona esse blog aqui:
www.idolosdosanta.blogspot.com

 
At 2:50 AM, Anonymous Anônimo said...

"Nos anos que seguiram, por volta da década de 70, o Santa Cruz adotou uma forma de administrar bastante democrática, sob a forma de colegiado. Durante esses anos, o Santa Cruz foi o time pernambucano a conquistar o maior número de títulos estaduais, e vencendo o Torneio Norte-Nordeste de 1967 (inclusive goleando o Remo do Pará por impiedosos 9x0) e constituindo-se na maior expressão do futebol nordestino da época."

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Cruz_Futebol_Clube

Alguem tem mais informacoes sobre este jogo 9x0 ? Meu pai sempre comentava... Dizia que foi olé

 
At 4:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Boas recordações aquele campeonato nos traz, grandes jogos, boas lembranças.

 
At 12:58 PM, Blogger Tô com Lula said...

Saudaçes tricolores estou aqui para informar que criei uma comunidade de apoio ao mais querido chamada:
SANTA CRUZ,TE AJUDO A LEVANTAR

COM IDÉIA DE QUE OS MEMBROS TRICOLORES COTRIBUAM COM SUA CRIATIVIDADE PARA TIRAR O SANTINHA DO BURACO POR FAVOR ACESSEM:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=47272977

 
At 4:11 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu irmão, aquele jogo contra o sampaio correa foi incrivel!

só de lembrar eu com 13 anos, e quase ou mesmo ninguem na familia acreditando que o santa pudesse se classificar, estou em casa me preparando pra escutar o jogo, quando chega um amigo meu tricolor,eu chamo ele pra escutar tambem e nós pegamos todos os objetos que tinha aqui em casa do santa cruz, bandeiras, camisas, imã de geladeira,copo,chaveiro...tudo mesmo, para dar sorte pro santinha.
no decorrer do jogo chega minha mae e meu pai, que logo deram um esporro em mim (mas o jogo tava tao dramatico que nem liguei), daqui a pouco gols do santa, um atras do outro, e agente liga o som nas alturas pra escutar o narrador gritando, depois agt escuta o narrador do jogo do CRB narrando bem triste que foi gol, pensamos que tinha sido gol do crb, mas logo depois descobrimos que tinha sido do remo... gritamos mais ainda.depois foi só aguentar a pressão nos dois jogos e sair pela rua aqui de casa gritando com bandeira na mão e os tricolores se aglomerando tambem, até o meu pai emtrou na festa tambem.

pra mim foi um dos jogos mais dramaticos do santa, e eu estava lá,mesmo que criança, acreditando!

 
At 3:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Primeiro parabéns ao Valter e Marcos Velloso pela iniciativa.
O grande jogo daquela temporada foram os Play Offs contra o todo poderoso São Caetano, no primeiro jogo aqui em recife, vitória suada por 1x0, o que nos dava uma impressão de tarefa cumprida, pois vencer uma das duas em São Caetano ou empatar as duas, estava meio fora de cogitação pela limitação do time e pela força do São CAetano que no ano seguinte mostrou ao subir e ser Vice Campeão brasileiro duas vezes...
Pois bem, no segundo jogo, estávamos por 4x1, o placar não era anormal pela descrepancia técnica das duas equipes, mas no final do jogo o Santa com muita raça descontou dois gols, deixando o placar 4x3.
O São Caetano sentiu o golpe, pois no jogo seguinte respeitou mais o Santa, tanto que depois de um bate rebate próximo à área, a bola sobrou para Marquinhos chutar forte e colocar nos fundos da rede, acreditando ou não o pequeno Davi derrotara o Golias por 1x0.
Foi esses jogos que marcaram e que decidiram a classificação para a primeira divisão naquele ano, pois o time se encheu de brios e fez valer o fator campo nos tre jogos que fez em casa no quadrangular final.

Saudações tricolores e obrigado pelo espaço.

Wandeogni Gonçalves

 
At 3:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Primeiro parabéns ao Valter e Marcos Velloso pela iniciativa.
O grande jogo daquela temporada foram os Play Offs contra o todo poderoso São Caetano, no primeiro jogo aqui em recife, vitória suada por 1x0, o que nos dava uma impressão de tarefa cumprida, pois vencer uma das duas em São Caetano ou empatar as duas, estava meio fora de cogitação pela limitação do time e pela força do São CAetano que no ano seguinte mostrou ao subir e ser Vice Campeão brasileiro duas vezes...
Pois bem, no segundo jogo, estávamos por 4x1, o placar não era anormal pela descrepancia técnica das duas equipes, mas no final do jogo o Santa com muita raça descontou dois gols, deixando o placar 4x3.
O São Caetano sentiu o golpe, pois no jogo seguinte respeitou mais o Santa, tanto que depois de um bate rebate próximo à área, a bola sobrou para Marquinhos chutar forte e colocar nos fundos da rede, acreditando ou não o pequeno Davi derrotara o Golias por 1x0.
Foi esses jogos que marcaram e que decidiram a classificação para a primeira divisão naquele ano, pois o time se encheu de brios e fez valer o fator campo nos tre jogos que fez em casa no quadrangular final.

Saudações tricolores e obrigado pelo espaço.

Deo
E-mail: wandeogni@yahoo.com.br

 
At 8:58 AM, Blogger toic said...

eu estava la em todos os jogos de 1999, tinha meus 15 anos naquele tempo eu estava nas sociais e lembro como se fosse hoje, choro quando escuto a narração de haroldo costa nos gols do meu santinha principalmente os de tinho, eu tinha todos gravados em uma fita mas perdi, só que comprei um computador e coloquei net e fui logo procurando os gols daquele ano, demorou mas achei em mp3, no santa cruz multimidia através de uma comunidade no orkut, dai baixei todos e como era em mp3 aproveitei e passei para meu telefone tenho a narração de haroldo no meu telefone linda, ele falou assim "EXPLODE ARRUDA" e o arruda "INEXPLICAVEL, ESSA TORCIDA É DEMAIS" estou sem palavras, santa cruz te amo

SILVIO DIAS DE OLIVEIRA

 
At 10:30 AM, Blogger Antônio said...

Olá amigos tricolores, queria saber onde encontro aquela narração de Haroldo Costa se não me engano foi contra o Goiás no arruda, que Haroldo perdeu a voz, eu estava lá!!!!!

 

Postar um comentário

<< Home